Netnografia é o ramo da Etnografia que analisa o comportamento de indivíduos na Internet.
Acredita-se que o termo foi empregado pela primeira vez por R.V.Kozinets em 1997.
No livro La Netnografía: Un Método de Investigación en Internet, netnografia é apresentada como um novo método de pesquisa para investigar o que acontece em comunidades virtuais, mais especificamente o que está acontecendo na Internet. O método resulta da aplicação da etnografia para o estudo do cyberspace. Sua pretensão de se tornar uma ciência do que acontece na rede de redes, pretensão de qualquer disciplina emergente, ainda é difusa, e ela se apresenta mais como uma técnica de pesquisa de experiências em espaços virtuais. Suas origens estão nos Estados Unidos, a sua aplicação mais óbvia é agora expressa por Marketing em pesquisa de mercado.
Acredita-se que o termo foi empregado pela primeira vez por R.V.Kozinets em 1997.
No livro La Netnografía: Un Método de Investigación en Internet, netnografia é apresentada como um novo método de pesquisa para investigar o que acontece em comunidades virtuais, mais especificamente o que está acontecendo na Internet. O método resulta da aplicação da etnografia para o estudo do cyberspace. Sua pretensão de se tornar uma ciência do que acontece na rede de redes, pretensão de qualquer disciplina emergente, ainda é difusa, e ela se apresenta mais como uma técnica de pesquisa de experiências em espaços virtuais. Suas origens estão nos Estados Unidos, a sua aplicação mais óbvia é agora expressa por Marketing em pesquisa de mercado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário