sexta-feira, 15 de março de 2013

CURSO FORMAÇÃO NOVO EPROINFO P/ PROFESSORES MULTIPLICADORES DO NTE 05

O curso aconteceu nos dias 13 e 14/03, aqui no NTE 05 e teve 16 horas de duração.

O e-proinfo é o Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC, que tem por objetivo a criação de salas virtuais para a formação inicial e continuada de professores em todo país.

Nos últimos dois anos foi reformulado e aos poucos o "velho" AVA Eproinfo vem sendo  substituido pelo "novo" AVA E-proinfo, daí a necessidade desta formação para capacitar e habilitar os professores multiplicadores do NTE 05,  para que possam  desempenhar  suas funções como formadores na área  da educação tecnológica, cujo público alvo são os  professores da Rede Pública,  principalmente a Estadual.

O curso foi ministrado pelo professor Oldair Santos, que no final do ano de  2012, participou de uma formação em Feira de Santana, promovido pelo Instituto Anísio Teixeira - IAT, para alguns professores dos NTE e que teriam a responsabilidade de repassar para seus colegas no NTE de origem.

O professor Oldair explorou todo o ambiente, nos ajudando  a conhecer os diversos recursos e suas possibilidades para a formação docente. Experimentamos dois novos recursos:  a webconferência e o texto coletivo, além de experienciarmos a  criação de blog, álbum de fotografias e exercitar o bate-papo. Muitos outros recursos estão disponíveis, visando uma sala de aula interativa e com muitas possibilidades de aprendizagem para os professores cursistas de todo Brasil.

Segundo a professora Catarina Alves,  o curso foi proveitoso, possiblitando a reconstrução dos conhecimentos prévios do antigo AVA.

Já para a professora Thânia Dias, o curso foi  ótimo, o ambiente é bastante interativo e com novas oportunidades para levar aos professores inovações e também estimular a formação de novos cursos.

Com certeza,  a partir de agora,  as formações neste ambiente serão mais prazeirosas e dinâmicas, pois além de todas as modificações e reestruturações, o ambiente  possui uma excelente estabilidade.


(Texto elaborado pela Professora Multiplicadora Gizélia Bertoldo, com  contribuições de Iara Santos).

Um comentário:

NTE 05 disse...

Os alunos desse curso foram excelentes, rsrsrs