Abaixo, colocamos um pequeno trecho do livro lançado no Seminário Internacional de Educação no RS. Cremos ser um excelente referenciador de discussões em nossos AC´s.
"Que educação é preciso para outro Ensino Médio? Não defendemos que professoras e professores sejam empacotados à tecnologia, isto é, formatados por ela. Todavia não desconhecemos que não devamos apenas espiar esse mundo novo que aí está. É preciso adentrar nele. Aqui talvez a proposta mais radical: e, vou me repetir: devemos ensinar menos. Se educar é fazer transformações, não é com transmissão de informação que chegaremos lá.
Esse novo Ensino Médio poderia experimentar ser cada vez menos disciplinar. Ao transgredir fronteiras estaremos assumindo posturas transdisciplinares. E, numa etapa mais audaciosa – mas mais realista –, assumiremos uma Escola indisciplinar. Nesta Escola o prefixo in pode ser entendido:
#1.- No sentido de incluir, a partir da própria disciplina, outras disciplinas; são as ações que vamos fazer para colocar nossas especificidades em outras matérias.
#2.- Seguindo o mesmo sentido de direção, trata-se de incorporar elementos, métodos e conhecimento de outras disciplinas; aqui parece mais evidente quanto temos de buscar nas outras disciplinas, não nos bastando o “mundo” pequeno ou específico de nossa.
#3.- Como negação; trata-se de negar a disciplina no sentido etimológico do termo. Aqui a proposta parece ser mais radical ou inovadora: trata-se de rebelar-nos à coerção feita pelas disciplinas que, como um látego, nos vergastam a submissão.
Assim, parece que vale experimentar ser indisciplinado".
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