quarta-feira, 7 de agosto de 2013


 Lousa digital já é realidade nas escolas das Direc 06 e 07

A escola de hoje, "inforrica"  distante tecnologicamente da de outrora, "infopobre" em que o "cuspe, o giz  e o quadro negro" eram os únicos recursos disponíveis, dispõe de  variados  objetos tecnológicos que estão a disposição da comunidade escolar objetivando a construção da aprendizagem significativa.

 A  mais nova ferramenta desta escola "inforrica", a lousa digital, já é realidade nas escolas estaduais das Direc 06 e 07. Esse importante recurso  das tecnologias aplicadas à educação  pode tornar as aulas mais interativas e dinâmicas possibilitando ao professor e ao aluno mais vivências práticas e concretas e consequentemente a construção das competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo do processo educativo formal.

A disposição para aprender a utilizar a lousa, inclusive aceitando a ajuda do aluno (que sendo nativo digital tem mais facilidade na utilização das tecnologias), o planejamento criterioso, e a motivação,  são alguns critérios necessários à eficiência do processo educativo, já que a ferramenta por si só não tem o poder de promover a construção do conhecimento.

Diante do exposto acima, reafirmamos que o NTE 05 está a inteira disposição da equipe gestora e dos professores dos colégios estaduais e prontamente instalará a lousa digital bastando para isso a  solicitação. Há também a possibilidade da promoção de oficinas e cursos para melhor familiarizar a equipe docente à utilização dos diversos recursos tecnológicos disponíveis na unidade escolar.

O NTE 05, já instalou a lousa digital em alguns colégios, são eles:

Ibicaraí: Colégio Eduardo Spínola e João Batista de Assis
Itabuna:  Colégio Josué Brandão e CISO
Buerarema: Colégio Enedina Oliva
Ilhéus: Colégio Modelo Luis Educardo Magalhães





Professora Eliete do Colégio Eduardo Spínola de Ibicaraí utilizando a lousa digital com o mapa da América do Sul.

Professora Ivone também conhecendo os aplicativos interativos da lousa digital no Eduardo Spínola em Ibicaraí.

Professora Suze do Colégio Estadual Josué Brandão, Itabuna, experimentando os aplicativos da lousa digital.


 

Nenhum comentário: