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Meu filho tem autismo, e agora? . |
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O lançamento da M.books deste mês mostra como implementar várias rotinas e fundamentos de sono, alimentação e higiene em apoio à criança autista. Um livro prático que será uma leitura essencial e capacitadora para cada pai ou mãe cujo filho recebeu o diagnóstico de autismo recentemente ou para aqueles que ainda tentam descobrir por onde começar, para ajudar seus filhos. A autora relata que ao saber do diagnóstico, os pais buscam ajuda e suporte para que tenham força para cuidar de seus filhos pois a maioria se sente aterrorizada e toda a vida da criança passa na frente de seus olhos. Este livro conciso e realista permitirá que os pais retomem o controle da situação e dêem os primeiros passos práticos para uma vida calma e feliz com seu filho recém-diagnosticado. SOBRE A AUTORA: Susan Larson Kidd é consultora educacional e comportamental, com mais de 25 anos de experiência em educação especial. Sua filosofia e prática baseiam-se na convicção de que todas as crianças podem aprender – é nossa tarefa descobrir como elas aprendem. Suas áreas de especialização incluem distúrbios do espectro autista (TEA) e distúrbio de hiperatividade/déficit de atenção entre outros. Ela reside em Duluth, no estado de Minnesota, Estados Unidos. |
quarta-feira, 8 de maio de 2013
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
quinta-feira, 2 de maio de 2013
sexta-feira, 26 de abril de 2013
A videoconferência
do PAIP foi transmitida no dia 22/04 das 08h30 às 17h:00 pelo IAT,
na sala de Videoconferênia do Colégio Modelo, com participação dos técnicos NUPAIP da Direc 07 e NTE.
Onde foi discutido:
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Formação dos professores do NTE para utilização do AVT/PAIP, plano de formação e cronograma;
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Orientações Coordenação do Campo interface com o Paip;
-
Formação Jornal a Tarde;
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Recuperação Paralela;
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Orientações sobre as experiências exitosas;
quarta-feira, 24 de abril de 2013
ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA
As
mídias e outros provedores de informação, como bibliotecas, arquivos e
internet, são amplamente reconhecidos como ferramentas essenciais para
auxiliar os cidadãos a tomarem decisões bem informadas. São também os
meios pelos quais as sociedades aprendem sobre elas mesmas, mantêm
discursos públicos e constroem um sentido de comunidade. Os canais de
mídia e demais TIC podem ter um grande
impacto sobre a educação continuada e, por isso, os cidadãos precisam
de um conhecimento básico sobre as funções das mídias e de outros
provedores de informação e sobre como acessá-los. O propósito da
alfabetização midiática e informacional é transmitir esse conhecimento
aos usuários.
Download gratuito: http://bit.ly/ ed_unesco_fb_11abr2013
terça-feira, 23 de abril de 2013
Acervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire
O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire.
segunda-feira, 22 de abril de 2013
O mês de abril nos reserva três importantes datas comemorativas. Dia 19, celebramos o Dia do Índio; dia 21, homenageamos o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) e dia 22, a chegada dos navegadores portugueses às terras do que viria a ser o nosso Brasil.
Celebremos! Valorizando nossa Cultura, respeitando as diferenças e contribuindo para uma Educação de qualidade.
quarta-feira, 17 de abril de 2013
EDUCAÇÃO DIGITAL
A presença cada vez maior da informática na
educação mudou a maneira como se ensina e se aprende? No Estúdio CH desta
semana, a educadora Maria Helena Silveira Bonilla, da Universidade Federal da
Bahia, fala sobre a influência da computação na área educacional.
Em entrevista a Fred Furtado, Bonilla diz que é
muito difícil chegar a uma conclusão sobre se um elemento técnico – no caso, os
computadores – tem o poder de melhorar ou piorar a complexa situação da
educação no Brasil hoje.
O importante, na opinião da educadora, é saber em
que medida os computadores podem transformar o processo educativo e levar a uma
reflexão sobre o que estamos fazendo na área da educação no país atualmente. O
computador por si só não teria esse poder de mudança, ele faria parte de um
conjunto de medidas que são importantes para a educação.
Bonilla, que é membro do grupo de pesquisa
Educação, Comunicação e Tecnologia da UFBA, explica que o movimento de
integração dos computadores na educação começou já na década de 1980. Mas, nos
anos 1990, com o surgimento das redes digitais, o foco saiu do hardware,
da máquina em si, e passou para as tecnologias digitais de forma ampla.
Hoje, não se fala mais na informatização da
educação e sim na inserção dos alunos e dos professores nas redes de
conhecimento. Passa-se, segundo a educadora, de um modelo individualista de
aprendizado para um colaborativo.
Bonilla fala ainda sobre as vantagens da
incorporação da tecnologia digital, o advento dos tablets e a moda atual
entre as instituições de educação de oferecer esses dispositivos aos seus
alunos.
terça-feira, 16 de abril de 2013
quinta-feira, 11 de abril de 2013
No dia 23/03- sábado, aconteceu aqui no NTE 05 o ENCONTRO PRESENCIAL dos cursistas, para orientações do Projeto Vivencial com a presença das orientadoras Islana Oliveira e Maria Teresa Viana. Neste dia também aconteceu a avaliação da disciplina Tópicos Especias e Conselhos Escolares, que estuda sobre os Conselhos Escolares como
órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e
local, que têm como atribuição deliberar sobre questões
político-pedagógicas, administrativas e financeiras no âmbito da escola.
O nosso próximo encontro presencial será entre os dias 24/04 para turma 2 e 27/04 para turma 1 e nossa agenda de avalaiação presencial da matéria FDE- Fundamentos Direitos à Educação, que constitui um dos três eixos em que se baseia o Curso de Especialização em Gestão Escolar: o direito à educação e a função social da escola básica.
Nesse sentido, as questões a serem tratadas têm por objetivo
desenvolver uma reflexão sobre o direito à educação, que permita a
apreensão da gestão escolar como expressão da prática social, bem como
abordar a democracia como valor universal na construção histórica de uma
sociedade mais justa e igualitária.
Lançado edital do Mestrado Profissional
em Letras (Profletras).
Verifique no Site:
Mestrado Profissional em Letras
CURSOS
ONLINE

domingo, 7 de abril de 2013
quinta-feira, 4 de abril de 2013
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