sexta-feira, 26 de abril de 2013

A videoconferência do PAIP foi transmitida no dia 22/04 das 08h30 às 17h:00 pelo IAT, na sala de Videoconferênia do Colégio Modelo, com participação dos técnicos NUPAIP da Direc 07 e  NTE.
Onde foi discutido:
  • Formação dos professores do NTE para utilização do AVT/PAIP, plano de formação e cronograma;
  • Orientações Coordenação do Campo interface com o Paip;
  • Formação Jornal a Tarde;
  • Recuperação Paralela;
  • Orientações sobre as experiências exitosas;
            

quarta-feira, 24 de abril de 2013

ALFABETIZAÇÃO MIDIÁTICA





As mídias e outros provedores de informação, como bibliotecas, arquivos e internet, são amplamente reconhecidos como ferramentas essenciais para auxiliar os cidadãos a tomarem decisões bem informadas. São também os meios pelos quais as sociedades aprendem sobre elas mesmas, mantêm discursos públicos e constroem um sentido de comunidade. Os canais de mídia e demais TIC podem ter um grande impacto sobre a educação continuada e, por isso, os cidadãos precisam de um conhecimento básico sobre as funções das mídias e de outros provedores de informação e sobre como acessá-los. O propósito da alfabetização midiática e informacional é transmitir esse conhecimento aos usuários.


terça-feira, 23 de abril de 2013

Acervo digital disponibiliza toda a obra de Paulo Freire




 
O Centro de Referência Paulo Freire, dedicado a preservar e divulgar a memória e o legado do educador, disponibiliza vídeos das aulas, conferências, palestras e entrevistas que ele deu em vida. A proposta tem como objetivo aumentar o acesso de pessoas interessadas na vida, obra e legado de Paulo Freire.
 
 







23 de abril é o Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais.

Partilhe sua paixão por um escritor e recomende um livro desse autor para seus amigos.

segunda-feira, 22 de abril de 2013



O mês de abril nos reserva três importantes datas comemorativas. Dia 19, celebramos o Dia do Índio; dia 21, homenageamos o mártir da Inconfidência Mineira, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) e dia 22, a chegada dos navegadores portugueses às terras do que viria a ser o nosso Brasil. 

Celebremos! Valorizando nossa Cultura, respeitando as diferenças e contribuindo para uma Educação de qualidade.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

EDUCAÇÃO DIGITAL



A presença cada vez maior da informática na educação mudou a maneira como se ensina e se aprende? No Estúdio CH desta semana, a educadora Maria Helena Silveira Bonilla, da Universidade Federal da Bahia, fala sobre a influência da computação na área educacional.
Em entrevista a Fred Furtado, Bonilla diz que é muito difícil chegar a uma conclusão sobre se um elemento técnico – no caso, os computadores – tem o poder de melhorar ou piorar a complexa situação da educação no Brasil hoje.
O importante, na opinião da educadora, é saber em que medida os computadores podem transformar o processo educativo e levar a uma reflexão sobre o que estamos fazendo na área da educação no país atualmente. O computador por si só não teria esse poder de mudança, ele faria parte de um conjunto de medidas que são importantes para a educação.
Bonilla, que é membro do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia da UFBA, explica que o movimento de integração dos computadores na educação começou já na década de 1980. Mas, nos anos 1990, com o surgimento das redes digitais, o foco saiu do hardware, da máquina em si, e passou para as tecnologias digitais de forma ampla.
Hoje, não se fala mais na informatização da educação e sim na inserção dos alunos e dos professores nas redes de conhecimento. Passa-se, segundo a educadora, de um modelo individualista de aprendizado para um colaborativo.
Bonilla fala ainda sobre as vantagens da incorporação da tecnologia digital, o advento dos tablets e a moda atual entre as instituições de educação de oferecer esses dispositivos aos seus alunos.

terça-feira, 16 de abril de 2013


Acontecerá, no NTE 05 / Itabuna, o encontro presencial do Curso de Especialização em Gestão Escolar para orientação do TCC e Relatório de Intervenção.  
Dia: 18/04/2013 – Turma 1, orientadora 1 Maria Teresa Viana.
Dias: 23 e 24/04/2013 - Turma 2 orientadora  Islana Oliveira


quinta-feira, 11 de abril de 2013





No dia 23/03- sábado, aconteceu aqui no NTE 05 o ENCONTRO PRESENCIAL dos cursistas,  para orientações do Projeto Vivencial com a presença das orientadoras Islana Oliveira e Maria Teresa Viana. Neste dia também aconteceu a avaliação da disciplina Tópicos Especias e Conselhos Escolares, que estuda sobre os Conselhos Escolares como órgãos colegiados compostos por representantes das comunidades escolar e local, que têm como atribuição deliberar sobre questões político-pedagógicas, administrativas financeiras no âmbito da escola. 

O nosso próximo encontro presencial será entre os dias 24/04 para turma 2 e 27/04 para turma 1 e nossa agenda de avalaiação presencial da matéria  FDE-  Fundamentos Direitos à Educação, que  constitui um dos três eixos em que se baseia o Curso de Especialização em Gestão Escolar: o direito à educação e a função social da escola básica

 Nesse sentido, as questões a serem tratadas têm por objetivo desenvolver uma reflexão sobre o direito à educação, que permita a apreensão da gestão escolar como expressão da prática social, bem como abordar a democracia como valor universal na construção histórica de uma sociedade mais justa e igualitária.


Lançado edital do Mestrado Profissional 

em Letras (Profletras). 

Verifique no Site:

Mestrado Profissional em Letras 



CURSOS ONLINE
Fundação Getúlio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OpenCourseWare Consortium – OCWC –, um consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos sem custo, pela internet. Visitem o Site: FGV CURSOS GRATUITOS
Postagem: Catsousa


quarta-feira, 3 de abril de 2013


O Domínio Público é uma das maiores bibliotecas digitais e gratuitas do Brasil. Se um livro foi escrito há mais de 100 anos, como as obras completas de Machado de Assis, é bem provável que você o encontre para download no portal.


Acesse  AQUI e  confira!

Visite o site e faça novas descobertas!!!




terça-feira, 2 de abril de 2013



Acesse: http://ambiente.educacao.ba.gov.br/  e descubra muito mais!!!