quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bahia ganhará 2 novas Universidades até 2014

Segundo publicação do MEC em 30.08.2011,

"O Nordeste aparece com destaque no mapa da expansão federal do ensino superior e profissional. Das 120 unidades de educação profissional e tecnológica a serem construídas no país nos próximos três anos, 52 estarão espalhadas em municípios médios e pequenos dos nove estados da região.

O mesmo acontece com as universidades federais. Das quatro instituições a serem criadas no território nacional até 2014, três serão implantadas no Nordeste — duas na Bahia e uma no Ceará — e abrangerão 12 municípios. As outras 15 universidades já em atividade terão o número de unidades e de matrículas ampliado nos próximos três anos. Quando concluída a expansão, a região terá 18 universidades, com 84 câmpus, e manterá os atuais 11 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que alcançarão 186 unidades.

A Bahia, maior estado da região, tem hoje as universidades federais da Bahia (UFBA), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e do Vale do São Francisco (Univasf). Serão criadas as do Sul da Bahia (Ufesba), com sede em Itabuna, e do Oeste da Bahia (Ufoba), com sede em Barreiras. No estado, a expectativa do governo federal é chegar a 2014 com as cinco instituições em plena atividade. Juntas, elas devem oferecer 68,6 mil matrículas em 19 câmpus.

O estado tem ainda os institutos federais da Bahia e Baiano, que promovem a interiorização do ensino técnico federal. Juntos, vão oferecer, em 2014, 32 mil matrículas em 35 municípios."

Ionice Lorenzoni
fonte:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17008

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

IF BAIANO ABRE PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSOR DE LIBRAS


Estão abertas, de 16/08 a 05/09/2011, as inscrições do Processo Seletivo Simplificado, de Professor Temporário do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, na área de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Serão selecionados 04 docentes para os diversos campi da instituição de ensino.
As inscrições, que custam R$ 20,00 (vinte reais), devem ser realizadas, via internet, através do endereço: http://concursos.ifbaiano.edu.br/ .
Maiores informações sobre o processo seletivo e o cronograma da seleção estão no edital, disponível no endereço: http://concursos.ifbaiano.edu.br/
IF Baiano – O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas escolas agrotécnicas federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia. Possui dez campi no interior do estado.

fonte:http://www.ifbaiano.edu.br

Oficinas intinerantes do NTE

O NTE05 está percorrendo às Escolas do município sede, fazendo contato com a Direção e agendando oficinas para os horários de AC´s nas escolas:

Para este final de mês temos a seguinte programação:


Escola Rotary - dias 23,24 e 25 - Oficina de Audacity
Escola Josué Brandão - dias 30,31/08 e 01/09 Oficina Linux
CEEP Biotecnologia - dia 31/08 Oficina Linux
Inácio Tosta - dia 31/08 a definir



Maiores Informações, com a Coordenação do núcleo através dos endereços
Itabunante5@yahoo.com.br
73 3617-1720
e por este blog


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Saiu resultado da certificação

Secretaria da Educação divulga resultado da Avaliação de Desempenho Docente

O resultado será publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira. No mesmo dia, os professores também já vão poder consultar, no site do Cespe, o relatório de desempenho individual. A avaliação é voluntária e integra a política de valorização de pessoal do Governo do Estado. Acesse o relatório de Desempenho Individual.

Além de garantir um aumento salarial, a avaliação gera subsídios para promover a melhoria da qualidade do ensino nas escolas da rede estadual, e ainda ajuda os professores no seu próprio desenvolvimento.

“Esse segundo resultado consolida o processo de avaliação docente do Estado da Bahia, possibilitando uma política de valorização da carreira de magistério”, ressalta o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

fonte:http://www.educacao.servidores.ba.gov.br/node/2683


2ª Lista Homologados Curso Física e Cotidiano

Os homologados da 1ª e 2ª lista, deverão comparecer nas datas citadas, para os encontros presenciais, sendo o período da manhã nas salas de vídeo conferência do local mais próximo de seu município e à tarde, o NTE05 - Itabuna, está disponibilizado para às atividades referentes ao curso.
Demais informações podem ser conseguidas nos endereços abaixo citados.

BOM TRABALHO A TODOS(AS)

Código do PTA: 29694/2011
Nome do Curso: A Física e o Cotidiano: conteúdos digitais para dinamizar suas aulas.
Data(s) do(s) encontro(s) presencial(is): 02/09, 16/09, 30/09 e 19/10
Nº da Lista: 2º lista de homologados
E-mail: rede.anisio@educacao.ba.gov.br
Telefone: 71 31161795

Polo 4 – Itabuna

Encontros presenciais: 08:30 às 12:00 - Sala de videoconferência do município sede.
14:00 às 18:00 - Núcleo de Tecnologia Educacional 5

Nº de cadastro Nome Município de Lotação
113792829 GILVAN SILVA SANTOS ITABUNA
114563833 RIBEIRO BENETTON BORBA ITABUNA
114513252 HERICK SANTOS PEREIRA ITABUNA


1ª Lista dos homologados

114089554 LORENA MATOS DOS SANTOS RIBEIRO CANAVIEIRAS
112588837 DALMO SOUZA DA ENCARNACAO AURELINO LEAL
113164335 LEILA VIRGINIA FELIX DOS SANTOS ITABUNA


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Rede Federal de Educação


A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica cobre todos os estados brasileiros, oferecendo cursos técnicos, superiores de tecnologia, licenciaturas, mestrado e doutorado. As escolas que compõem a rede federal são referência nesta modalidade de ensino, prova que seus alunos sempre estão entre as primeiras colocações em avaliações nacionais.

Clique AQUI e veja as escolas federais na Bahia.

Fonte: MEC


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Expansão levará unidades de institutos a todas as regiões


A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica contará, até 2014, com 562 unidades de ensino, que atenderão todas as regiões brasileiras. Na definição das áreas que receberão as unidades de institutos federais de educação, ciência e tecnologia anunciadas na terça-feira, 16, pela presidenta da República, Dilma Rousseff, foram considerados aspectos econômicos, demográficos, socioambientais, culturais e geográficos.

Metas de universalização do atendimento a territórios da cidadania e a cidades-polo com mais de 50 mil moradores, interiorização da oferta de educação profissional, além da quantidade de habitantes em situação de pobreza extrema, influenciaram a escolha.

Também na terça-feira, prefeitos e secretários municipais das 120 cidades que receberão novas unidades da rede federal participaram de reunião, em Brasília, na qual foram instruídos sobre a implantação de unidades dos institutos federais. “A expansão da rede federal tem ocorrido com sucesso; 95% das escolas foram entregues dentro do prazo”, ressaltou o presidente do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Conif), Cláudio Ricardo Gomes de Lima.

Fonte:MEC

Danilo Almeida


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

DILEMAS DO PROFESSOR FRENTE À GERAÇÃO Z

Vivemos em uma época muito diferente do que quando ocupamos as cadeiras das salas de aula como alunos.

Hoje, os jovens estão com smartphones, notebooks, tablets e equipamentos dos mais diversos com conexão à internet – algo que pode parecer um desafio para muitos professores.

Por isso, como o educador deve agir tendo em vista esta vasta gama de estímulos e potenciais distrações para o aluno?

Como concorrer com ferramentas como o celular, o computador e a Internet e suas inúmeras formas atrativas que encantam os jovens da geração Z (nascidos a partir de 1993)? Como captar a atenção desses jovens que nasceram e cresceram na era digital? Qual o desafio do professor em atrair essa geração acostumada com e-mail, Twitter, Facebook, Orkut, blogs, Google, informações e comunicações instantâneas?

Há uma reclamação recorrente por parte dos professores com relação ao uso do notebook em sala de aula, uma vez que os alunos se distraem e não prestam atenção à aula. Ora, mas essa geração é a geração da pluralidade, que consegue desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo. É comum, durante as aulas, o aluno fazer uma pesquisa, tuitar, atualizar o mural do Facebook, isso tudo ao mesmo tempo, enquanto assiste às aulas. Mas quanto do conteúdo que é dado em sala pelo professor é realmente assimilado?

A grande vantagem da internet é o acesso fácil e a qualquer momento à informação. Com isso, os alunos acabam preterindo a fala do professor, ou melhor, a aula, pois sabem que podem, num piscar de olhos, fazer uma leitura sobre aquele assunto. A internet estimula as inteligências múltiplas de diversas maneiras, mas talvez de forma superficial. Por exemplo: a leitura em profundidade foi substituída por posts. Para que o aluno precisa ler um livro sobre determinado assunto se o Google disponibiliza o resumo, se o Youtube oferece os mais fantásticos (e também os mais medíocres) vídeos dos mais diferentes assuntos?

O neurocientista Gary Small, pesquisador da Universidade da Califórnia (EUA), acredita que, desde quando o homem primitivo aprendeu a usar uma ferramenta, o cérebro não sofria um impacto tão grande e significativo como ocorreu com o uso da Internet. Sabemos que o cérebro humano é uma estrutura que é movida a desafios e que se transforma com eles.

Segundo pesquisa recente, os alunos de bons professores aprendem 68% mais do que os colegas orientados pelos piores docentes. Então o professor é quem faz a diferença. Apesar de todos os atrativos da internet, em sala de aula, um bom professor é o destaque. E nesse sentido o papel do professor é fundamental em abastecer e alimentar os cérebros dos seus jovens alunos e ajudá-los a aprofundar o conhecimento, a fazer conexões, a transformar essa rede de informações em conhecimentos significativos. Ou pode também proibir o aluno de usar o notebook e de acessar a Internet e usar em suas aulas apenas o PowerPoint, para mostrar textos e mais textos, lendo-os em seguida, sem explicar ou contextualizar, sem instigar os alunos à participação.

Se, afinal, a geração Z está acostumada com atividades que envolvam oxigenação, inovação, criatividade, como se relacionar com alunos que estão num nível digital, tecnológico, diferente do professor?

É necessário que o professor esteja motivado, busque qualificação permanente, conheça as características das novas gerações, os processos cognitivos de aprendizagem, as novas tecnologias e, claro, interaja com elas. Nesse sentido, somos todos aprendizes.

Elizabeth Magno é professora do Estado em Macapá (AM) e coordenadora pedagógica do Centro de Ensino Superior do Amapá.

FONTE: PLUG EDU - A REDE SOCIAL DOS EDUCADORES

Plataforma Freire - abertas inscrições para 1º semestre de 2012

Estão abertas as inscrições para o 1º semestre de 2012 da Plataforma Freire. Essas vagas são destinadas a professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais.

O programa oferece cursos superiores públicos, gratuitos e de qualidade, além de cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização que abrangem todos os estados da Federação, por meio de Instituições Públicas de Educação Superior, federais e estaduais, com a colaboração de universidades comunitárias.

A Plataforma Freire é um programa criada pelo MEC – Ministério da Educação com o objetivo de tornar-se uma porta de entrada para os professores da educação básica pública no Brasil, no exercício do magistério, nas instituições públicas de ensino superior.

Este plano coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Rede de Educação Básica, abrangendo as cidades de Barreiras, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Ilhéus, Itapetinga, Jequié, Medeiros Neto, Pintadas, Porto Seguro, Salvador, Santa Inês, Santo Amaro, Simões Filho e Vitória da Conquista. O professor interessado deverá cadastrar-se através do site http://freire.mec.gov.br

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

III Seminário EAD da UFBA

22 a 24 de setembro de 2011
Campus Universitário de Ondina
Au d i tó r i o PA F I I I - S a l va d o r
Inscrições:
www.seminarioead2011.ufba.br
III Seminário de EAD da UFBA


Vídeo - Curtíssimo...Conteudíssimo.

Participante do Festival de Curtíssima (60 a 90s)da empresa Claro, tivemos este belo trabalho Ilheense. Vale a pena observar outros trabalhos inclusive de alunos do ensino médio.



quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Blog ajuda professora a obter melhor desempenho dos alunos

Essa reportagem está no site do MEC e é muito interessante.

"Temas relacionados à educação e às turmas com as quais trabalha são tratados basicamente nos blogs da professora Juliana Seabra Laudares, de Rolim de Moura (RO). Pedagoga, especializada em alfabetização, ela leciona na rede pública há 14 anos. Juliana dá aulas em turma do segundo ano do ensino fundamental da Escola Estadual Coronel Aluízio Pinheiro Ferreira, mas a experiência como professora inclui turmas de educação infantil e superior".

Clique na foto para ver reportagem completa.